Os Diários Bíblicos ou (BIBLE JOURNALING) SÃO O QUE VOCÊ QUISER QUE ELES SEJAM
Para alguns, as anotações bíblicas começaram simplesmente destacando versículos em suas Bíblias e escrevendo seus pensamentos ao lado do trecho lido. Muitas pessoas praticam por vários meses até evoluir para anotações no formato hand lettering ou caligrafia decorativa.
Antes de entrar em algumas dicas úteis sobre anotações bíblicas, é importante lembrar que o diário bíblico (bible journaling) é o que você quiser ele que seja. Canetinhas, lápis de cor, anotar sermões nas margens, adesivos, canetas esferográficas, o que preferir! Desde que você se divirta e se conecte com Deus no processo, continue assim. Dito isso, se quiser começar a criar algo semelhante à imagem que ilustra este post, continue lendo!
COMO COMEÇAR COM BIBLE JOURNALING?
Tudo o que você precisa para começar é uma Bíblia física e uma caneta. É isso aí! Não é necessário nem mesmo ter uma Bíblia específica para journaling, embora o espaço extra nas margens deste tipo de Bíblia seja muito apreciado, especialmente se você gosta de criar e desenhar em sua Bíblia sem cobrir as palavras.
Alguns materiais extras que você pode gostar de usar são lápis de cor, adesivos, canetinhas e carimbos. Você até pode imprimir imagens que gosta e usá-las como adesivos DIY (faça você mesmo). Uma observação adicional: existem papelarias no Brasil que possuem produtos especialmente selecionados para bible journaling como a Purpose Paper, a MimosDIY, a Fé Ilustrada e até mesmo o Mercado Livre. Se a caligrafia decorativa e a pintura parecerem uma parte super intimidante do journaling, não se preocupe. Muitas das páginas bonitas que você vê online são criadas com esses carimbos, kits ou produtos similares. Usá-los significa que você não precisará desenhar absolutamente nada. Nestas papelarias online também podem ter muitos suprimentos básicos super baratos, como adesivos de alfabeto, fita washi, materiais de scrapbooking cortados a laser, canetinhas, etc.
BUSQUE INSPIRAÇÃO, MAS NÃO FIQUE PRESO AO PINTEREST
Talvez você até seja criativo, mas não exatamente um pintor ou artista, mesmo assim não sabe por onde começar. No início tudo parece tão bonito e simples, mas ao mesmo tempo, tão complicado. Se você se identifica, o Pinterest e o Instagram estão repletos de exemplos que você pode experimentar. Salve imagens que tenham elementos que você gosta: a cor, o efeito da tinta, como eles usaram adesivos ou o layout da página. Use essas ideias para criar sua primeira página, mas não fique preso apenas a isso. Pode ser tentador comparar seu trabalho ao de outras pessoas online e se sentir desanimado por achar que o seu não é tão bom. Não se sinta pressionado a criar algo somente para poder postar no Instagram, isso pode roubar a sua alegria e a adoração presentes no ato de fazer seu diário bíblico. Se você se sentir desanimado, desconecte-se. Coloque uma música de adoração e simplesmente crie o que seu coração deseja. Pode ser um pouco assustador, e você pode acabar usando muita tinta, cometendo alguns erros ortográficos ou cobrindo a página inteira com adesivos de alfabeto, mas talvez você encontre a alegria que vem ao ser criativo para uma audiência de apenas um!
OK, MAS E QUANTO A ALGUNS PASSOS CONCRETOS QUE POSSO SEGUIR?
Esta é a parte mais difícil deste post, porque, como você pode ter percebido até agora, não há uma maneira certa ou errada de fazer o diário... mesmo assim vamos lá!
1. Encontre a principal inspiração para criar:
- Você acabou de ler um trecho da Escritura que amou ou ouviu letras de música que deseja incluir em sua Bíblia?
- Você se sente inspirado agora para criar algo relacionado às cores do outono?
- Existe algo que Deus está lhe dizendo que você quer registrar?
2. Se quiser, desenhe algumas ideias no papel:
- No início você pode fazer isso para aliviar a pressão de desenhar algo permanente em uma página que você sabe que depois não poderá ser rasgada. #sempressão
3. Comece com um medium (somente se desejar):
- Os MEDIUNS são aditivos preparados que alteram ou salientam as características da cor. São utilizados para alterar o ritmo de secagem, aumentar o brilho, melhorar a fluidez, dar textura, etc. Se estiver usando tinta, o medium é uma boa alternativa para preparar a folha como uma espécie de primer. Você pode preparar sua página com um medium de gesso, que ajuda a lidar com as tintas sendo usadas. Embora seja uma boa prática para pinturas e anotações em tinta, utilizar o medium não é obrigatoriamente necessário. É bom tê-lo à mão se você acha que vai usar muita tinta, mas a escolha é sua.
4. Crie:
- Reúna os materiais que deseja usar ou que estão relacionados ao que deseja registrar. Por exemplo: digamos você está contando os dias para a chagada do verão. Você poderia utilizar cores mais quentes. Digamos que você esteja se sentindo encorajado pelas palavras em Mateus 6:26, você pode pegar adesivos de pássaros e criar uma cena em sua Bíblia.
5. Registre/escreva:
- Tenha isso em mente se quiser incluir pensamentos pessoais ao lado da arte e certifique-se de deixar um espaço para encaixá-los. Ou você pode fazer algo muito legal com cartões de oração!
ESTOU PRONTO. ME DÊ TODOS OS RECURSOS!
Ao ler este post espero que você encontre algumas preciosidades aqui que o inspirem. Logo em seguida estão alguns canais no YouTube que têm vídeos de processo muito bons e instruções sobre os diferentes tipos de materiais disponíveis no mundo do diário da Bíblia.
Vídeos Úteis no YouTube: